Tempo
|
Ribeiro Cristovão
Opinião de Ribeiro Cristovão
A+ / A-

​Adeus, até Fevereiro

12 dez, 2017 • Opinião de Ribeiro Cristovão


Até lá, Futebol Clube do Porto, Sporting Clube de Portugal e Sporting Clube de Braga terão tempo suficiente para se dedicarem às provas nacionais.

Diz o povo na sua imensa sabedoria que “enquanto o pau vai e vem, folgam as costas” e é bem verdade. Adaptada ao nosso futebol, esta asserção tem inteiro cabimento.

Passada a fase de grupos das competições europeias da UEFA, vai agora cumprir-se um interregno apreciável, sendo apenas retomadas somente em meados do próximo mês de Fevereiro. Até lá, Futebol Clube do Porto, Sporting Clube de Portugal e Sporting Clube de Braga terão tempo suficiente para se dedicarem às provas nacionais, à frente das quais todos colocam o campeonato da primeira Liga.
Entretanto, procedeu-se ontem ao sorteio das próximas fases, e os resultados já são do domínio público: os portistas recebem o Liverpool, para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões, os leões deslocam-se ao Cazaquistão para defrontar o Astana, os arsenalistas do Minho vão de abalada até Marselha, estes dois jogos integrados no calendário da Liga Europa.
Olhando para este quadro fácil é constatar que há duas equipas com tarefas claramente mais complicada, FCPorto e Braga, enquanto ao clube da capital lisboeta terá calhado em sorte um adversário mais acessível.
É verdade que há também no caminho leões obstáculos difíceis de ultrapassar, dos quais avultam a longa viagem que terão de empreender e as baixas temperaturas que irão enfrentar, mas a diferença de qualidade, para muito melhor, que agora é reconhecida à equipa de Jorge Jesus permite avançar com algum optimismo relativamente à passagem à eliminatória seguinte.
No caso do Braga as dificuldades são maiores por se saber que o Marselha tem um estatuto valioso e o facto de jogar primeira no Velódromo pode reverter a seu favor.
Finalmente o FC Porto, ao qual terá saído a fava neste sorteio. Para além da tendência de registar um mau 'score' frente a equipas inglesas, o Liverpool é, de facto, um adversário que infunde respeito, não apenas pelo seu histórico, (que, aliás, os portistas também têm) mas sobretudo por aquilo que estão a produzir no campeonato do seu país.
Independente de tudo isto há tempo para virar as atenções no sentido da Europa.
Até lá, e por cá, esperam-nos tarefas bem complicadas às quais nenhum deles pode deixar de prestar a melhor atenção.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.