Opinião de Luís Cabral
A+ / A-

​Intercalares

09 nov, 2018 • Opinião de Luís Cabral


Tal como dizia Churchill, a democracia é o pior sistema excepto todos os outros.

Afinal as eleições intercalares nos EUA não trouxeram nenhuma grande surpresa: tal como previsto pela maioria dos especialistas, os democratas tomaram controle da Câmara de Representantes, enquanto que os republicanos cimentaram o controle do Senado.

O que isto significa é que, mais do que na semana passada, estamos numa situação de divisão de poderes. Mais do que qualquer sistema europeu (que eu conheça), o sistema político americano é caracterizado por uma marcada divisão entre o executivo, legislativo e judicial. E mesmo dentro do legislativo, o facto de existirem duas câmaras implica a possibilidade — agora realizada — da divisão de poderes.

Tal como dizia Churchill, a democracia é o pior sistema excepto todos os outros. O mesmo se poderia dizer da divisão de poderes (embora conheça mais pessoas que discordem desta perspectiva do que da afirmação de Churchill).

A desvantagem da divisão de poderes é que é muito mais difícil fazer coisas. Por exemplo, se Trump quer erguer uma parede na fronteira, precisa de autorização do Congresso (concretamente, precisa de dinheiro). A vantagem da divisão de poderes é ... que é muito mais difícil fazer certas coisas, como por exemplo erguer uma parede na fronteira.

Artigos AnterioresLuís Cabral
 

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • valente
    11 nov, 2018 lisboa 10:43
    Os democratas ficam com a responsabilidade de descaracterizar ou não os EUA e isso pode ser um tsumani nas próximas eleições.Prevejo grande convergencia de politicas e falta aos democratas um líder carismático------