Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

É preciso diminuir preço dos testes à Covid-19, defende presidente do ISPUP

18 jul, 2020 - 15:10 • Hugo Monteiro com Redação

"O facto de testarmos muito não quer dizer que estejamos a testar o necessário", diz Henrique Barros, do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto.

A+ / A-

O presidente do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) diz que é preciso diminuir o preço dos testes à covid-19 porque essa é a melhor forma de aumentar a testagem no país.

"O facto de testarmos muito não quer dizer que estejamos a testar o necessário. Precisamos de testar mais e temos capacidade para o fazer. Se calhar era bom que os testes começassem a ser mais baratos, porque enquanto sociedade os recursos são limitados", disse aos jornalistas Henrique Barros, no final de um encontro com a coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins.

O presidente do ISPUP disse mesmo que o preço dos testes, atualmente, é "excessivo" e que quem o define "deve ser o governo".

Henrique Barros lembrou que Portugal "ainda não saiu da primeira vaga" de Covid-19 e considera que o país deve "tentar levar, pelo menos em alguns períodos, os casos praticamente a zero. Não é extraordinariamente complicado. É garantir que há identificação dos casos e há um esforço brutal para fazer testes e para isolar as pessoas".

No final de uma reunião no Porto, com especialistas do ISPUP, Catarina Martins defendeu também aumento de número de testes e de especialistas em Saúde Pública em Portugal.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • 18 jul, 2020 15:42
    Estava a espera do bichinho simpatico" Que tras o filho na algibeira!

Destaques V+