Sérgio Abrantes Mendes, juiz desembargador e antigo presidente da Mesa da Assembleia Geral (MAG) do Sporting, sublinha que a violência e instabilidade gerada pelas claques é tema para gerir sem perdão.

"São casos de polícia que têm de ser tratados nessa exata medida e não ser olhados como fator de divisão, porque eles não dividem nada, só arranjam problemas. Estas minorias ruidosas não vão para o futebol para a festa, mas para arranjar problemas. Quando o Estado atuar a sério, esses valentões vão ser postos no lugar que merecem. Os sócios do Sporting querem que o poder caia na rua? É a grande questão. O que está em jogo, agora, é calar essa gente sem vergonha, cobarde, e que não tem lugar no desporto nacional", declara, em entrevista a Bola Branca.

Entretanto, a Juventude Leonina, principal claque do Sporting, demarcou-se das alegadas agressões a membros da direção do clube, antes do jogo com o Portimonense. Em comunicado, o grupo organizado de adeptos salientou que, da sua parte, "jamais seria tolerado qualquer ato de violência", durante a manifestação contra Frederico Varandas.

Varandas é para continuar


Abrantes Mendes foi duas vezes candidato à presidência do Sporting e, tal como os restantes associados leoninos, aguarda pela decisão de Rogério Alves, atual presidente da MAG, de convocar ou não uma assembleia geral para decidir sobre a continuidade em funções da direção de Frederico Varandas. O juiz desembargador entende que uma reunião magna para demitir a atual direção não tem pés nem cabeça.

"Os mandatos são para se cumprir. Não se vai pôr tudo em causa porque alguém não está de acordo. Isto faz parte da estratégia de uns senhores que se julgam donos do clube, mas os donos são os associados e esses já se pronunciaram sobre quem queriam ver à frente dos destinos do clube. Qualquer dia, até se pedia uma assembleia geral de destituição só porque o presidente Varandas tinha batido no cão. Portanto, eu espero que o pedido seja indeferido, até porque não tem pés nem cabeça."

No que ao futebol diz respeito, o Sporting está de volta ao terceiro lugar do campeonato, depois de ter ganho ao Portimonense. Abrantes Mendes acha que os três centrais foram má opção de Silas e deteta sinais de maior consistência na adaptação à saída de Bruno Fernandes.

"O Sporting é uma equipa com limitações, é óbvio, e que vai fazendo o seu caminho, que é difícil, em face das saídas que tem de enfrentar. Pouco a pouco, a equipa já vai demonstrando alguma consistência. Assimilou novas ideias, apesar de eu pensar que há opções do treinador que não surtiram efeito, nomeadamente a questão dos três centrais, até porque o Sporting não tem jogadores com qualidade para jogar naquele sistema. Resta aguardar com serenidade", refere Abrantes Mendes.