João Paiva dos Santos, candidato nas últimas eleições do Sporting, lança um forte ataque a Bruno de Carvalho.

Na sequência da derrota leonina no chamado 'caso Doyen', o emblema de Alvalade terá de socorrer-se do empresário Jorge Mendes para garantir 10 milhões de euros. Segundo o jornal O Jogo, como contrapartida, Mendes ficará com liberdade para transferir o médio William Carvalho. Quiçá já em Janeiro.

Paiva dos Santos, em entrevista a Bola Branca, apelida o presidente leonino de "reles ditador asiático" e de "menino birrento".

"Deriva do facto deste senhor [Bruno de Carvalho] ter criado na sua mente um Mundo muito próprio e agindo tal qual um ditador reles de país asiático. Criou as suas regras, defendido por um exército 'facebookiano' de crianças... que defendem todos os disparates. Então, criou guerras com toda a gente. Com empresários, com clubes, com outros presidentes (...) E agora, pelos visto, por muita razão que tenha contra os fundos, ao rasgar os contratos com a Doyen vai ter de dar a mão a um empresário. O pior é que estas brincadeiras deste menino birrento levam o clube a ficar refém de situações que ele próprio não controla. No meio disto temos activos, que poderiam ser valorizados, que ficam não mão do empresário em vez de ficarem na mão do clube", dispara, violentamente, Paiva dos Santos.

João Paiva dos Santos, ao mesmo tempo que garante não ter qualquer interesse em concorrer à 'cadeira da presidência' leonina, diz-se "muito preocupado" com o futuro do Sporting.

"Um futuro muito incerto. Fora outros processos que aí vêm: Somague, Labyad... Não sou candidato a nada, mas enquanto sportinguista sinto-me preocupado e devo alertar os outros sportinguista que está na altura de abrir os olhos. E o problema agora é quanto ao que vai acontecer financeiramente ao Sporting. Vamos ficar sem dinheiro ou vamos ficar reféns?", questiona o empresário, formado em Direito, antes de terminar com nova interrogação. Onde está o dinheiro prometido por Bruno de Carvalho para pagar à Doyen?

"Pelo visto não havia dinheiro. Nada do que ele diz é verdade, duvido que alguma vez tenha dito uma verdade na vida. O dinheiro não existe e não sabemos em quanto é que vai ficar [este processo]", finaliza, no mesmo tom.

João Paiva dos Santos foi candidato oficial à presidência do Sporting, mas desistiu para José Couceiro. Era a terceira candidatura, depois de Carlos Severino e de Bruno de Carvalho, nas últimas eleições.

Paiva dos Santos é um empresário formado em Direito, tendo jogado futebol de salão, ténis e andebol no Sporting.

É irmão de Paulo Paiva dos Santos, que chegou a ser também apontado como candidato.